domingo, 30 de agosto de 2009

III FEST DUQUE

Bado

a nossa representante no festival de música


os murais foram feitos pela nossa diretora Tânia Viamonte
(depois posto o outro, tão lindo quanto esse)



segunda-feira, 24 de agosto de 2009

6º "D"

Ana Júlia, Bruna, Kerolaine e Ana Beatriz

essa fazendo pose é Ana Kerolaine

Renato e seu grupo com demonstração de brincadeira folclórica



6º "A"

Gabriele, Jasmily, Ellen, Vitória e Brenda Farias

Brenda Larissa, Julie, Natiele e Fábio


sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ATIVIDADE - A COMUNICAÇÃO DO SOM

1. De onde deriva o termo "arte", e o que significa?

2. Em sentido amplo, qual o conceito de "arte"?

3. Que elemento não podemos separar da arte?

4. Qual a diferença entre os sons naturais e os sons culturais?

5. Quais são as capacidades que só o ser humano possui para apreciar música?

6. Como podemos perceber uma linguagem musical vocal?

7. O que a música relata?

8. Que meios são utilizados para a divulgação da música?

6ª Série - EJA - Duque de Caxias

terça-feira, 11 de agosto de 2009

MUSICALIDADE E POESIA

O poema é um tipo de texto que tem estreita relação com a música. No mundo ocidental, a poesia nasceu para ser cantada com acompanhamento musical.
Mesmo depois de passarem a ser produzidos sem acompanhamento musical, os poemas guardaram como uma de suas características fundamentais, a musicalidade; que é obtida pela sonoridade, resultante do ritmo, das combinações de palavras e sons, das repetições, das marcações de sílabas, etc.
Por isso, para que um poema seja bem compreendido, ele deve ser lido em voz alta, ou declamado. A leitura expressiva, em voz alta, possibilita a descoberta de sentidos não percebidos em uma leitura silenciosa.

RITMO

O ritmo está presente nas nossas atividades diárias, desde o movimento de respiração, passando pela pulsação do coração até as nossas ações.

Na poesia, o ritmo é resultado:
• Da alternância entre sílabas fortes e fracas;
• Da extensão dos versos;
• Da combinação de sons;
• Da repetição de palavras;
• Das rimas.

RIMA

É a repetição de sons semelhantes no interior ou no final dos versos. Os esquemas podem ser:
• Interpoladas – ABBA
• Emparelhadas – AABB
• Cruzadas – ABAB
• Misturadas – outra organização
• Versos brancos – quando não há rimas


FIGURAS DE EFEITO SONORO

1. Aliteração: é a repetição de uma consoante ao longo de um verso ou ao longo do poema. Leia em voz alta:

Roda mundo, roda vida, roda vento.
Passa tudo, passa tanto, passa tempo.

2. Assonância: é nome dado à figura em que há repetição de vogais iguais ou semelhantes ao longo de um verso ou de um poema.

O tempo é um fio
Bastante frágil.
Um fio fino
Que à toa escapa.

3. Repetição de palavras: recurso muito usado, por isso é muito importante verificar que efeito ela produz no poema.
6º ANO - Técnicas de Redação - Carmela Dutra

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

INTRODUÇÃO À LITERATURA

Literatura não é só um monte de antiguidades, também não são apenas aqueles livros que se estudam na escola. Ela é viva, dinâmica, que faz parte da vida da gente.
A linguagem serve para nos comunicarmos, e também para transmitir experiências, ideias e emoções do ser humano. É nesse último sentido que ela é utilizada pela literatura. Ela oferece muitas possibilidades para o escritor, entre muitas escolhas, ele pode escrever em prosa ou em verso.
A prosa é a forma mais comum de linguagem: as frases se seguem umas às outras, separadas por sinais de pontuação e divididas em parágrafos. Os romances e contos costumam ser escritos em prosa.
Os poemas, por outro lado, são escritos em verso. Chama-se “verso” a cada linha de um poema. Agrupam-se em “estrofes” e, dentro de cada estrofe, alguns versos costumam rimar entre si. Rimar significa que os sons ao final de cada verso se repetem de uma maneira fixa.
O soneto é um tipo de poema de forma rígida, pois, para compô-lo, poeta deve seguir, dentre outras prescrições, uma espécie de fórmula: dois quartetos (estrofes com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).

VIDA E MORTE
J. Herculano Pires


Não procures no túmulo vazio
A alma querida que deixou a Terra.
A morte encerra a vida e a vida encerra
A morte – como eterno desafio.


Ninguém fica no túmulo sombrio
Onde somente o corpo é que se enterra.
A alma se eleva além da vida e erra
Em mares de bonança e de amavio. (encanto)


Buscas no céu, nos ares, no infinito,
Na quinta dimensão, no firmamento,
O ser querido que te deixas aflito.


Hás de encontrá-lo quando, num momento,
Rompendo as ilusões do teu conflito
Possas falar-lhe pelo pensamento.



6º ANO - Técnicas de redação - Carmela Dutra

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A COMUNICAÇÃO DO SOM

(cont.)
Existem obras, entretanto, que, ao serem idealizadas, já contam com um tempo de existência predeterminado, pois o artista assim o deseja. A utilização de materiais perecíveis também determina o tempo que a obra terá de vida.
Podemos citar como exemplos esculturas de gelo e na areia, dentre outras.
As apresentações cênicas e musicais vivem também a brevidade do tempo, pois são obras indiscutivelmente de curta duração, diferentemente da pintura, da escultura, de uma fotografia ou gravura que possuem o suporte sólido - o papel, o mármore, o bronze ou a pedra.
A música paira no ar e mostra que é uma combinação na qual os diferentes sons se manifestam e se extinguem de acordo com uma de suas propriedades - a duração. Assim, sejam eles naturais sejam eles culturais, pode acontecer que no momento que nosso ouvido percebe, pronto, terminou.
Chamamos os sons produzidos pela natureza de sons naturais, e os sons produzidos por objetos construídos ou não pelas pessoas de sons culturais.
A música se completa com seu intérpretes - maestros, instrumentos e cantores - além, é claro, do público que ouve e aprecia, gosta ou não gosta, de acordo com as capacidades que só o ser humano possui - sentir, pensar, imaginar, emocionar-se diante das várias linguagens artísticas.
A LINGUAGEM MUSICAL
A música pode ser vocal ou instrumental. Pelos nomes você já percebeu que a vocal é executada com a voz e a instrumental com instrumento. Nos dois casos podemos ouvir uma única pessoa ou um grupo grande.
No caso de uma música vocal, quando só uma pessoa ou um pequeno conjunto se apresenta, quase sempre é com acompanhamento de um ou mais instrumentos. Quando um grupo grande de cantores - um coral - se apresenta, pode ou não haver acompanhamento instrumental. Já um instrumentista, tocando sozinho, num pequeno conjunto ou num grupo grande de músicos, não precisa necessariamente de elementos vocais.
QUEM CANTA, SEUS MALES ESPANTA
Por meio das linguagens da arte podemos nos comunicar com as pessoas, e muito do que sabemos sobre o pensamento e o sentimento de toda humanidade são conhecimentos que obtivemos por meio de produções artísticas. Dentre as formas pelas quais os produtos desses registros olharam e interpretaram o mundo, está a música.
A música relata conhecimentos, como fatos históricos, problemas sociais ou aspectos da vida de determinadas sociedades. Além disso, por meio dela, os seres humanos se comunicam entre si e a utilizam na sua vida cotidiana para expressar sentimentos e vontades, assim como protestos e insatisfações.
A música que acompanha o ser humano desde as mais antigas civilizações, atualmente está presente nos mais diferentes locais - ônibus, lojas, cinema, bares, restaurantes, praças, parques, etc. Diferentes meios são utilizados para que a música chegue até nós - rádio, televisão, shows, concertos, aparelhos de som, dentre outros recursos. Quanto mais as escutamos, mais podemos compreender seu gênero, ritmo, melodia e letra. É muito importante que, além de ouvir, você procure saber mais sobre o que está ouvindo: qual é o seu compositor, em que época foi composta, ideias e sentimentos presentes na letra, instrumentos que acompanham, quem é cantor, se é um conjunto e muitas outras informações.
6ª série - EJA - Duque de Caxias

KEROLAINE


UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...