quinta-feira, 19 de novembro de 2009

USANDO A VOZ

A voz é um meio de comunicação maravilhoso, com ela, podemos falar e cantar, comunicar nossos pensamentos, sentimentos, intenções e emoções. Realizamos tudo isso com um aparelho que temos em nosso corpo que se chama aparelho fonador. Nele estão localizadas as nossas cordas vocais, fibras elásticas. Quando o ar que vem dos pulmões passa por elas, fazendo-as vibrar, os sons são produzidos.
A tensão das cordas vocais determina a altura do som: se estão relaxadas, o som é grave; se estão estiradas, o som é agudo.
A voz é um bem muito precioso para nós e deve ser muito bem cuidada. Existem pessoas que perderam a voz devido a alguma doença, outras porque não cuidaram dela de maneira adequada. A seguir, são apresentados alguns cuidados que devemos ter com relação a voz.
CUIDADOS COM A VOZ
  • Não ingerir bebida muito quente ou muito gelada.
  • Não fumar.
  • Evitar falar muito alto frequentemente.
  • Não pigarrear constantemente.
  • Não se expor a baixas temperaturas sem proteção adequada.
  • Tomar muita água diariamente.
  • Comer alimentos saudáveis, sem muito condimentos.
  • Visitar um dentista com frequência.

A voz também é nossa identidade pessoal, ela é o principal veículo da emoção e do pensamento.

O som vocal é produzido pela velocidade com que o ar passa pelas cordas vocais. Por isso, devemos manter uma boa postura de cabeça e ombros e também o hábito de falar normalmente, sem exageros. As palavras faladas e cantadas são resultados da articulação do som, que ocorre com a movimentação da língua e do maxilar, e a lubrificação da boca, dos lábios e dos dentes pela saliva.

CLASSIFICAÇÃO DAS VOZES

A voz de cada pessoa é especial, pessoal e única. Algumas são mais graves e outras, mais agudas. Conseguimos facilmente diferenciar as vozes das crianças das dos adultos, como também as vozes femininas das masculinas.

VOZES AGUDAS

  • Soprano - é a voz mais aguda entre as crianças e as mulheres.
  • Mezzo-soprano - também chamada de meio-soprano, é a voz intermediária entre soprano e o contralto.
  • Contralto - é a voz mais grave entre as crianças e as mulheres.

As vozes infantis e as vozes femininas são as mais agudas. A voz da criança passa por uma transformação durante a fase de crescimento - é na fase adulta que a voz, de modo geral, se estabiliza e se caracteriza.

No Brasil, surgiram muitos grupos femininos que fizeram muito sucesso cantando e também dançando. Muitos críticos de música discutem a qualidade técnica de alguns, mas a de outros elogiam.

VOZES GRAVES

  • Tenor - é a voz mais aguda entre os homens.
  • Barítono - é a voz intermediária entre o tenor e o baixo.
  • Baixo - é a voz masculina mais grave.

As vozes masculinas são as mais graves. Quando organizadas em um coro ou conjunto, são muito harmônicas.

No Brasil, há muitos grupos famosos de vozes apenas masculinas, tais como MPB4, Roupa nova, etc. Já as duplas sertanejas masculinas têm um estilo específico de interpretação, que é a primeira e a segunda voz. A primeira voz é a melodia propriamente dita; a segunda voz é a melodia cantada três notas abaixo; a união das duas vozes faz a harmonia.

A ALEGRIA DE CANTAR

Cantar é uma expressão de sentimentos. Sabemos que existem culturas no mundo que cantam no enterro de seus entes queridos. Esse canto é um cerimonial e uma manifestação de sofrimento e dor.

O ato de cantar sempre acompanhou o homem, em todas as épocas da história. Unindo as palavras às músicas e embelezando os sons, aquele que canta alegra ao seu redor.

RECURSOS DE EXPRESSÃO

Além do ato de cantar, a voz nos oferece muitas possibilidades. Podemos assoviar, estalar os lábios e também utilizar outro efeitos sonoros, muito explorados por alguns artistas, com bastante graça e criatividade.

Falar bem e comunicar-se sorrindo são práticas que vale a pena desenvolver. Muitas pessoas nos encantam só pelo modo como falam, transmitindo muita simpatia. A mesma frase pode adquirir sentidos diferentes, de acordo com a forma com que ela é dita. Para isso, damos expressão à nossa pronúncia e fala.

Os recursos de expressão que podemos usar na fala ou na emissão de sons, para podermos nos comunicar melhor, são os seguintes:

  • altura - grave ou aguda;
  • timbre - nasal, áspero, claro;
  • intensidade - sussurro, fala ou canto, suave ou forte, grito;
  • tempo - lento e com pausas, rápido e agitado.

Os cantores e atores usam esses recursos para dar expressão ao seu trabalho e causar sentimentos e sensações nas pessoas.

Para a 6ª série - EJA - Duque de Caxias

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

QUEM INVENTOU O E-MAIL?

A palavra e-mail é uma abreviação do inglês eletronic mail (correio eletrônico).
Esse modo de correspondência foi inventado em 1971 por Ray Tomlinson, um engenheiro de computação norte-americano, funcionário de uma empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos EUA para implantar um sistema de comunicação de redes.
Atualmente, esse meio de comunicação suplantou grande parte das mensagens que eram enviadas pelo correio aéreo ou terrestre.
A vantagem em relação ao correio tradicional é a rapidez com que as mensagens são enviadas e o fato de não ter de se selar a carta e se deslocar até os postos de correio.
O engenheiro Tomlinson também inseriu o símbolo @ (arroba) entre o nome do usuário e o nome do computador em que estava situada sua caixa postal. Naquela ocasião, ele não sabia que esse viria a ser o símbolo da internet em todo o planeta.

Aulas de Redação. Ed. Ática.2006.

APRESENTANDO COMERCIAIS

Fernanda e Giovanna

Eduarda

essas são as moças tagarelas!



O BARALHO DE VERBOS NO 6º ANO "D"

Kerolaine e Bruna

Ana Júlia e Thamires

Vinícius, Ana Beatriz, Marcondes, Ariane e Raiane



quarta-feira, 4 de novembro de 2009

REFORMATÓRIOS PARA MENORES

"No início do século XX, todo menor infrator que demonstrasse discernimento era punível como se fosse um adulto. Com o advento da teoria humanitária, ou correcional, esses menores passaram a ser internados em prisões especiais, denominadas reformatórios (lei francesa de 1850). Pretendia-se com isso transformar a prisão-punição em prisão-educação, mas esses estabelecimentos "especiais" constituíam verdadeiras prisões.
No Brasil, após a abolição da escravatura, em 1888, houve um grande crescimento do número de abandonados e infratores. Em 1894, o jurista Cândido Mota propôs a criação de uma instituição específica para crianças e adolescentes que, até então, ficavam em prisões comuns.
No Brasil, como na França, a prisão-educação não passou da teoria para a prática. Em geral os estabelecimentos que abrigam menores infratores pouco se diferenciam dos presídios comuns."
Aulas de redação.Ed. Ática.2006.pág. 18

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...