segunda-feira, 29 de abril de 2013

FEIRA DE POESIA



LÍNGUA PORTUGUESA – 6º ANO
AULA 01 – INTRODUÇÃO À LITERATURA

Literatura não é só um monte de antiguidades, também não são apenas aqueles livros que se estudam na escola. Ela é viva, dinâmica, que faz parte da vida da gente.
A linguagem serve para nos comunicarmos, e também para transmitir experiências, ideias e emoções do ser humano. É nesse último sentido que ela é utilizada pela literatura. Ela oferece muitas possibilidades para o escritor, entre muitas escolhas, ele pode escrever em prosa ou em verso.
A prosa é a forma mais comum de linguagem: as frases se seguem umas às outras, separadas por sinais de pontuação e divididas em parágrafos. Os romances e contos costumam ser escritos em prosa.
Os poemas, por outro lado, são escritos em verso. Chama-se “verso” a cada linha de um poema. Agrupam-se em “estrofes” e, dentro de cada estrofe, alguns versos costumam rimar entre si. Rimar significa que os sons ao final de cada verso se repetem de uma maneira fixa.
O soneto é um tipo de poema de forma rígida, pois, para compô-lo, o poeta deve seguir, dentre outras prescrições, uma espécie de fórmula: dois quartetos (estrofes com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).


ATIVIDADE
  1. Com que a literatura não pode ser confundida?
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  1. Em que sentido a linguagem é usada pela literatura?
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  1. Quais as duas formas que temos para escrever literatura?
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  1. O que é uma estrofe?
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  1. Como podem ser escritos os poemas?
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AULA 02 – POEMA & POESIA

Poema é a forma para expressar sentimentos, podemos expor oralmente ou por escrito. Quando escrito, pode ser distribuído em versos (cada linha de um poema), e quando falado, pode ter rimas.
Então, o poema é um texto (tudo que transmite mensagem) que contém poesia.
Poesia é abstração, os sentimentos revelados no texto.

SONORIDADE DO POEMA - BARULHINHO BOM

A linguagem também tem um lado musical, e os poetas, particularmente, costumam explorar a sonoridade das palavras.
A repetição de um mesmo som no decorrer de alguns versos, por exemplo, pode resultar num curioso efeito, como o que se vê no poema Violões que choram, de Cruz e Sousa:


Vozes, veladas, veludosas, vozes
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices vorazes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas...

A essas repetições de consoantes nos versos, chamamos aliteração.

Efeito semelhante é encontrado também no poema A onda, de Manuel Bandeira, onde verificamos a ocorrência de assonância que é a repetição de vogais dentro do poema.


A onda anda
aonde anda
a onda?
a onda ainda
ainda onda
ainda anda
aonde?
aonde?
a onda a onda

E que tal esse pequeno poema de Paulo Leminsk?


De som a som
ensino o silêncio
a ser sibilino
de sino em sino
o silêncio ao som
ensino

ATIVIDADE
  1. Qual a diferença entre poema e poesia?
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  1. O que podemos chamar de “verso”?
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  1. O que é aliteração?
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  1. Como identificamos uma assonância?
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  1. Transcreva, do poema de Paulo Leminsk, as palavras que têm assonâncias e aliterações.
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AULA 03 - RIMAS

RIMAS EXTERNAS

Rima externa é uma constante da repetição da última vogal tônica do verso e dos fonemas que a seguem.

Cruzada ou alternada – ABAB

Minha desgraça não é ser poeta.
Nem na terra de amor não ter um eco,
É meu anjo de Deus, o meu planeta
Tratar-me como trata-se um boneco.
Álvares de Azevedo

Interpolada ou intercalada – ABBA

Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Augusto dos Anjos

Emparelhada AABB

Aos que me dão lugar no bonde
E que conheço não sei de onde,
Aos que me dizem terno adeus
Sem que lhes saiba os nomes seus
CDA
 
SONETO
Caracterizado como um poema de 14 versos, tradicionalmente dois quartetos e dois tercetos.

ATIVIDADE
* Faça a classificação das rimas externas no poema abaixo:



DEFEITO

Amo-te desde o dia em que te vi
Pela primeira vez e, desde o dia
Em que ouvi tua voz, te conheci,
Decidi que, sem ti, não viveria.

Preso à tua bondade, não senti
Que amizade, entre nós, era o que havia;
Quanto amor procurei, tanto insisti,
Que te perdi, no afã dessa mania.


Sofro por te querer. Nem é direito
Tanto ter que sofrer enquanto vais.
Difícil é te esquecer, não querer mais.

Culpa dessa paixão que invade o peito,
E aperta um coração meio sem jeito,
Nesse defeito meu de amar demais.

Bernardo Trancoso



“Nada posso lhe dar que já não existam em você mesmo.
Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma.
Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.
Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.”
HERMANN HESSE

Gelsiany Passos
Língua portuguesa
 

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