terça-feira, 22 de abril de 2014

CONTEÚDO APÓS A PROVA



ENCONTROS CONSONANTAIS

São consoantes pronunciadas que se encontram nas palavras. Quando ocorre a divisão silábica e elas ficam juntas, pode ser classificado como encontro consonantal perfeito, quando há divisão de sílabas e as consoantes ficam separadas, classificamos como encontro consonantal imperfeito.
Exs: pra – to  - par – to 


    *   Encontre e classifique os encontros consonantais: 
a)      palavra
b)      forte
c)      negra
d)      monstro
e)      sempre
f)        observar
g)      brilhante
h)      desconjuntado
i)        fresquinho
j)        bronze
 




ENCONTROS VOCÁLICOS

Assim como ocorre um encontro de consoantes em uma mesma palavra, também acontece o encontro de vogais na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
As vogais i e u – quando aparecem ligadas às vogais a, e, o formando uma sílaba – são chamadas semivogais. As semivogais são pronunciadas com menor intensidade que as vogais.
A língua portuguesa registra três formas de combinação das vogais nas palavras:

1. Ditongo: encontro de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa, na mesma sílaba. O ditongo pode ser crescente, se aparecer uma semivogal e uma vogal na mesma sílaba. Chama-se decrescente o encontro vocálico em que a vogal vem antes da semivogal.
Exs: mágoa, noiva.

2. Tritongo: encontro de uma semivogal, vogal e semivogal na mesma sílaba.
Exs: quaisquer, iguais.

3. Hiato: encontro de duas vogais na mesma palavra, mas em sílabas diferentes.
Exs: lua, quiabo.

*      Classifique os encontros vocálicos a seguir:
a)      cientista
b)      anunciou
c)      veio
d)      venceu
e)      fazia
f)        aumentar
g)      estátua
h)      ameixeira
i)        iguais
j)        saguão
 

sábado, 12 de abril de 2014

ATIVIDADE CONCEITUAL



  1. Conceitue pronome.
  2. Por que uma classe gramatical não é fixa?
  3. Quais os tipos de pronomes?
  4. Que pronomes têm a função de sujeito? Justifique.
  5. Qual classe de palavra sempre exerce a função sintática de adjunto adnominal?
  6. O que são relações morfossintáticas?
  7. Qual a função do pronome possessivo?
  8. Que tipo de pronome tem valor afirmativo antes do substantivo, e valor negativo depois do substantivo?
  9. Qual pronome relativo é usado entre dois substantivos, idéia de posse?
  10. Como é usado o pronome relativo “quem”? 
para o 2º "N"

sexta-feira, 4 de abril de 2014

ATIVIDADE - VANGUARDAS



  1. O que significou a Belle Époque no início do século XX?
  2. Qual o motivo da interrupção traumática da euforia burguesa?  
  3. Que novas formas de conhecimento surgiram nesse contexto?  
  4. Cite os três nomes importantes que questionaram a supremacia da racionalidade? 
  5. Quais as vanguardas européias quebraram todas as convenções burguesas?
  6. Quem foi o líder do nosso Modernismo? 

Para o 3º Ano "H"

QUESTIONÁRIO - 1º BIM

1. Quais os elementos da narrativa?

2. Onde podemos usar a linguagem informal?

3. O que envolve a situação comunicativa?

4. O que podemos chamar de variedades linguísticas?

5. Como reconhecemos uma frase em nosso idioma?

6. A entonação indica o quê?

7. Quais os sinais de pontuação que podemos empregar nos finais das frases escritas?

8. O que diferencia uma frase verbal de uma frase nominal?

9. Letras e fonemas são diferentes em quê?

10. Qual a diferença entre dígrafo vocálico e dígrafo consonantal?

para o 6º Ano

quinta-feira, 3 de abril de 2014

MATEMÁTICA, MINHA DOCE AMADA



A matemática
Desenvolve na prática.
Raciocínio lógico,
Raciocínio mental
Só depois do carnaval!
Não se intimide
Você sabe
Multiplicar
Você sabe
Adicionar
Você sabe
Subtrair
Você sabe
Dividir.
Há contas fáceis,
Outras mais difíceis
Sou eu
José Carlos,
Aprendendo frações.
Sem repetir
Eu vou conseguir.
Pratico a matemática
Sei que ela não me abandona.
Encontrei minha amada
Só ela não reclama.
Sou aluno da 7ª série
Gosto de continha.
Se você não gosta
Que pena!
Ficará sozinho.
Matemática,
Minha doce amada!
Na poesia
Eu te aproximo
Da minha alegria! 


José Carlos

TRABALHO INFANTIL



Criança

A vergonha do meu país
É ver a criança infeliz,
No sol a labutar,
Para a família sustentar!

O pai não sabe quem é?
A mãe espera nenê...
E a criança embrutecida.
Vai passando pela vida,
Sem infância, sem escola.

E o menino prodígio
Que adorava desenhar,
É empurrado para a vida,
Seus sonhos, deixa pra lá.

E logo na esquina começa a assaltar,
Não tem rosto, não tem nome...
É mais um Zé da fome,
Que na prisão vai morar.

Denise Mourão Belém - PA.

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...