quinta-feira, 29 de maio de 2014

NOSSO CALENDÁRIO

                                 JUNHO


D
S
T
Q
Q
S
S
 1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30







14 – SÁBADO LETIVO (horário de segunda-feira)
16 e 20 – SIMULADO.
18 - FERIADO - DIA DO EVANGÉLICO.
19 - FERIADO - CORPUS CHRISTI
25/06 a 02/07 – SEMANA DE AVALIAÇÃO – ENSINO MÉDIO.
24/06 a 02/07 – SEMANA DE AVALIAÇÃO – ENSINO FUNDAMENTAL.



                                 JULHO
D
S
T
Q
Q
S
S


1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31




30/06 a 04/07 – AVALIAÇÕES DE 2ª CHAMADA – EM
01 a 04 – AVALIAÇÕES DE 2ª CHAMADA – EF
07 – CONSELHO DE CLASSE – 50% AULA
08 e 09 – REUNIÃO DE PAIS – EF
10 e 11 – REUNIÃO DE PAIS – EM
14 a 28 – FÉRIAS REGULAMENTARES
29/07 a 04/08 – RECUPERAÇÃO SEMESTRAL.
 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

FIGURAS DE LINGUAGEM I - ATIVIDADES



1. No enunciado: “Virgílio, traga-me uma coca cola bem gelada!”, registra-se uma figura de linguagem denominada:
a) anáfora
b) personificação
c) antítese
d) catacrese
e) metonímia

2. No sintagma: “Uma palavra branca e fria”, encontramos a figura denominada:
a) sinestesia
b) eufemismo
c) onomatopeia
d) antonomásia
e) catacrese

3. (FAU-Santos) Nos versos: “Bomba atômica que aterra
Pomba atônita da paz
Pomba tonta, bomba atômica...”
 A repetição de determinados elemento fônicos é um recurso estilístico denominado:
a) hiperbibasmo
b) sinédoque
c) metonímia
d) aliteração
e) metáfora


4. (FUVEST) Identifique a figura de linguagem empregada nos versos destacados:
“No tempo de meu Pai, sob estes galhos,
Como uma vela fúnebre de cera,
Chorei bilhões de vezes com a canseira
De inexorabilíssimos trabalhos
!”
a) antítese
b) anacoluto
c) hipérbole
d) litoges
e) paragoges
5. Nos versos abaixo, uma figura se ergue graças ao conflito de duas visões antagônicas:
“Saio do hotel com quatro olhos,
- Dois do presente,
- Dois do passado.”
Esta figura de linguagem recebe o nome de:
a) metonímia
b) catacrese
c) hipérbole
d) antítese
e) hipérbato

6. Atribua “V” para verdadeiro e “F” para falso em relação aos seguintes excertos:
a- Faria isso mil vezes se fosse necessário – antítese 
b – Falta-lhe inteligência para compreender isso – eufemismo 
c – Muito competente aquele candidato, esquecendo-se de cumprir com suas promessas eleitorais - ironia 
d – “O amor que a exalta e a pede e a chama e a implora” – inversão 

7.  Identifique as figuras usadas nas frases abaixo:

a) O bonde passa cheio de pernas.
b) O gato é preguiçoso como uma segunda-feira.
c) Não fique pensando que o povo é nada.
d) Uma coisa triste no fundo da sala./ me disseram que era Chopin.
e) Coitado do Durval: não foi feliz na prova.
f) Gastei  rios de dinheiro no meu curso de computação.
g) Os carros não andam, voam.
h) O vento beija meus cabelos,  as ondas lambem minhas pernas, o sol abraça o meu corpo, o meu destino é ser “star”.
i) O noivo da minha irmã pediu a mão dela em casamento.
j) As pessoas vão e vêm, entram e saem.
l) Quando a indesejada das gentes chegar, encontrará o campo livre.
m) A mim, não me convidaram para o torneio de vôlei.
n) Há males que vêm para o bem.
o) Há males que faz tempo estão grisalhos.
p) O rapaz saltou da ponte da vida. 
q) Essas vãs promessas, já as conheço de sobra.
r) Meu verso é sangue ... Volúpia ardente.
s) Estou esperando você há séculos!
t) As pessoas aqueciam-se ao pé das grandes fogueiras.
u) As pessoas aqueciam-se ao pé das grandes fogueiras.
                                                                                   
Gelsiany Passos
2º bimestre - 2014
1º ANO "J" & "K"
 

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...