sexta-feira, 24 de abril de 2009

NARRAÇÃO

Em textos narrativos é comum surgirem momentos descritivos, além de descrever o ambiente, é preciso compor os personagens. Narrativa é a exposição, por meio de palavras, de uma seqüência de fatos ou acontecimentos que se dão no passado, ou que são imaginados como tais.
Nas narrações há geralmente uma personagem principal, também chamada protagonista. Ele costuma agir com o objetivo de realizar um desejo. Durante sua ação, o protagonista pode encontrar forças que o auxiliam ou forças que o atrapalham. Se ele consegue realizar seu desejo, o desfecho da história pode ser considerado como desfecho de sucesso. Quando o protagonista não realiza o seu desejo, o desfecho é de fracasso.
Quando a história é contada por uma de suas personagens, dizemos que o narrador é de 1ª pessoa (narrador-personagem ou narrador onipresente).
Quando o narrador não participa da história, é chamado de narrador em 3ª pessoa (narrador-observador ou narrador onisciente).

ATIVIDADES

1. Produzir um texto narrativo com narrador onipresente (10 até 20 linhas);
2. Faça uma pequena narração onde o narrador é onisciente (10 até 20 linhas).

Técnicas de Redação - 6º ANO - Carmela Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...