sábado, 18 de abril de 2009

SÉCULO XIX NO BRASIL

INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA

O início do século XIX no Brasil é marcado pela vinda da família real portuguesa, que pretendia ficar de fora do conflito entre a Inglaterra e a França, governada por Napoleão. Dom João VI e uma comitiva de milhares de pessoas desembarcaram na Bahia em 1808 e no mesmo ano transferiram-se para o Rio de Janeiro.

MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA

Chefiada por Joachin Lebreton, a missão artística francesa chegou ao Rio de Janeiro em 1816, oito anos depois da família real. Dela faziam parte, entre outros artistas, Nicolas-Antoine Taunay, Jean Baptiste Debret e Auguste-Henri-Victor Grandjean de Montgny. Em agosto de 1816, o grupo organizou a Escola Real das Ciências, Artes e Ofícios, transformada em 1826, na Academia Imperial de Belas-Artes.

TAUNAY: a paisagem brasileira do século XIX

Nicolas-Antoine Taunay (1755-1830) é um dos nomes mais importantes da Missão Francesa. Na Europa, participou de várias exposições e foi muito requisitado para pintar cenas de batalhas napoleônicas. Os cinco anos que aqui ficou, pintou cerca de trinta paisagens do Rio de Janeiro e regiões próximas.

DEBRET: os costumes brasileiros do século XIX

Com trabalhos muito reproduzidos nos livros escolares, Jean-Batiste Debret (1768-1848) é o artista da Missão Francesa mais conhecido pelos brasileiros. Na Europa já era um artista premiado e pintava quadros com temas relacionados a Napoleão.
Debret ficou no Brasil até 1831 e produziu uma obra imensa: retratos da família real, cenários para o Teatro São João e trabalhos decorativos para festas públicas e ofciais, como as solenidades que envolviam dom João VI.
Foi professor de Pintura Histórica na Academia Imperial de Belas-Artes e realizou a primeira exposição de Arte no Brasil, em 1829.

A MISSÃO FRANCESA NA ARQUITETURA

Na arquitetura, a Missão Francesa adotou o estilo neoclássico e abandonou o Barroco, que, em nosso país, principalmente em Minas Gerais, havia se desenvolvido com características e soluções brasileiras. O principal responsável por essa mudança foi o arquiteto Grandjean de Montgny (1772-1850), autor do projeto da Academia Imperial de Belas-Artes (demolido em 1937).

MUDANÇAS NO RIO DE JANEIRO

A vinda da família real para o Brasil deu início a uma série de reformas administrativas, sociais, econômicas e culturais na cidade, a fim de adaptá-la às necessidades da nobreza. Fundaram-se as primeiras fábricas, além de instituições como o Banco do Brasil, a Biblioteca Real e a Imprensa Régia. A partir daí, o Brasil passou a receber forte influência da cultura europeia, o que se evidencia ainda mais com a vinda da chamada Missão Artística Francesa.

Descobrindo a Hístória da Arte. Pág. 138-142
7ª série. Duque de Caxias
(para 20 de abril)

3 comentários:

  1. mto bom :) me ajudou mto no meu trabalho de artes =D Obg :*

    ResponderExcluir
  2. me ajudou bastante na minha prova de artes
    apesar que este assunto sob antigamente pra mim seja um pouco dificil. bjjjjjjjjj

    ResponderExcluir

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...