terça-feira, 12 de maio de 2009

IMPRESSIONISMO

O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Os impressionistas buscavam observar os diversos efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia para registrar na tela as variações provocadas nas cores da natureza. Eles não chegaram a formar uma escola ou sistema; apenas compartilharam algumas técnicas e procedimentos gerais.
Nas obras impressionistas nota-se os seguintes aspectos: ausência de contornos nítidos nos barcos, casas, pessoas e árvores; evidência das pinceladas coloridas do artista, reflexo dos objetos retratados; as cores não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta, devem ser puras e utilizadas na tela em pequenas pinceladas; a mistura das cores passa a ser, portanto, resultado do olhar humano, e não da técnica do pintor.

OS GRANDES PINTORES IMPRESSIONISTAS

O primeiro contato do público com os impressionistas foi em uma exposição coletiva realizada em Paris em 1874. O público e os críticos, porém, reagiram mal ao movimento, pois ainda se mantinham fiéis à pintura tradicional. Só na década seguinte os impressionistas começaram a ser compreendidos.

MONET: as cores mutáveis da natureza

O francês Claude Monet (1840-1925) apreciava a pintura ao ar livre, que lhe permitia reproduzir os efeitos da luz solar diretamente na natureza.

RENOIR: alegria e otimismo

Dos impressionistas, o francês Pierre Auguste Renoir (1841-1919) foi o que ganhou maior popularidade, chegando a ter reconhecimento da crítica ainda em vida. Seus quadros expressam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense das últimas décadas do século XIX. Em 1890, Renoir envolveu-se em uma curiosa coincidência. Ele e Monet pintaram a mesma cena: um grupo divertindo-se próximo a um rio.

DEGAS: a luz dos ambientes fechados

O francês Edgar Degas (1834-1917) participou do impressionismo mas desenvolveu um estilo diferente: além da cor, a grande paixão dos impressionistas, ele valorizava o desenho. Pintou poucas paisagens e cenas ao ar livre: em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a luz é artificial. Seu grande interesse era flagrar um momento da vida das pessoas, apreender um instante do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto.
A tentativa de flagrar instantes revela influência da fotografia sobre Degas. É inegável a semelhança de alguns de seus quadros com fotos instantâneas: as pessoas são pintadas como se tivessem sido registradas em um momento da ação que realizam, despreocupadas com a presença do artista.

Para 7ª série - EJA- Duque de Caxias
Descobrindo a História da Arte (p. 148-154)

Um comentário:

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...