Nas obras impressionistas nota-se os seguintes aspectos: ausência de contornos nítidos nos barcos, casas, pessoas e árvores; evidência das pinceladas coloridas do artista, reflexo dos objetos retratados; as cores não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta, devem ser puras e utilizadas na tela em pequenas pinceladas; a mistura das cores passa a ser, portanto, resultado do olhar humano, e não da técnica do pintor.
OS GRANDES PINTORES IMPRESSIONISTAS
O primeiro contato do público com os impressionistas foi em uma exposição coletiva realizada em Paris em 1874. O público e os críticos, porém, reagiram mal ao movimento, pois ainda se mantinham fiéis à pintura tradicional. Só na década seguinte os impressionistas começaram a ser compreendidos.
MONET: as cores mutáveis da natureza
O francês Claude Monet (1840-1925) apreciava a pintura ao ar livre, que lhe permitia reproduzir os efeitos da luz solar diretamente na natureza.
RENOIR: alegria e otimismo
Dos impressionistas, o francês Pierre Auguste Renoir (1841-1919) foi o que ganhou maior popularidade, chegando a ter reconhecimento da crítica ainda em vida. Seus quadros expressam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense das últimas décadas do século XIX. Em 1890, Renoir envolveu-se em uma curiosa coincidência. Ele e Monet pintaram a mesma cena: um grupo divertindo-se próximo a um rio.
DEGAS: a luz dos ambientes fechados
O francês Edgar Degas (1834-1917) participou do impressionismo mas desenvolveu um estilo diferente: além da cor, a grande paixão dos impressionistas, ele valorizava o desenho. Pintou poucas paisagens e cenas ao ar livre: em seus quadros predominam os ambientes interiores, onde a luz é artificial. Seu grande interesse era flagrar um momento da vida das pessoas, apreender um instante do movimento de um corpo ou da expressão de um rosto.
A tentativa de flagrar instantes revela influência da fotografia sobre Degas. É inegável a semelhança de alguns de seus quadros com fotos instantâneas: as pessoas são pintadas como se tivessem sido registradas em um momento da ação que realizam, despreocupadas com a presença do artista.
Para 7ª série - EJA- Duque de Caxias
Descobrindo a História da Arte (p. 148-154)
Oi Prof , ja peeguei o conteudo :)
ResponderExcluirbj :*
Renata N. Paiva