domingo, 31 de maio de 2009

LUZ, VOLUME E COR

A luz é feita de diferentes cores que viajam para o olho humano em diferentes velocidades.
Quando a luz atravessa um prisma ela se divide em seus componentes, o arco-íris é um belo exemplo disto, as gotas da chuva funcionam como um prisma para a luz solar, formando as cores no céu.
CÍRCULO CROMÁTICO: representação das cores através de um círculo onde são dispostas as variações do espectro visível pelo olho humano.

CORES PRIMÁRIAS: AMARELO – VERMELHO - AZUL

CORES SECUNDÁRIAS:
VERMELHO + AMARELO = LARANJA
VERMELHO + AZUL = ROXO
AZUL + AMARELO = VERDE

CORES COMPLEMENTARES:
DO AZUL → LARANJA
DO VERMELHO → VERDE
DO AMARELO → ROXO
CORES INTERMEDIÁRIAS: resultam da mistura de uma cor primária e uma secundária, vizinhas de círculo cromático.

CORES TERCIÁRIAS: são todas aquelas que resultam da mistura de três cores primárias.
Partindo sempre das Cores Primárias, mais o Preto e o Branco, nós podemos fazer todas as outras cores.

As cores são divididas em quentes e frias
As cores quentes são as cores solares : amarelo, laranja, vermelho
Tendendo para o amarelo, e seus matizes para os alaranjados e avermelhados, as cores quentes estimulam a circulação sanguínea do observador, aumentando a temperatura do corpo.São cores associadas naturalmente ao verão e à vivacidade.

VERMELHO
É a mais excitante das cores, pois, estimula os jogos, o dinamismo, a ação, a energia e o impulso.Por outro lado, pode levar à violência, à inquietação e ao aumento da pressão sanguínea.Ambientes com predomínio dessa cor dão a sensação de que o tempo passa mais rápido.

LARANJA
Considerada como um subvermelho, essa cor traz dificuldade em conciliar racional e emocional e induz à comportamentos irrefletidos. É também a cor mais radiante.

AMARELO
É a que mais estimula o intelecto, a criatividade. Representa o sol, princípio da vida, e também luzes de emergência, alerta.

As cores frias são as do mar e do céu: azul, verde, violeta
Tendendo para o azul e seus matizes entre o verde e violeta.Ao contrário das cores quentes, as cores frias diminuem a circulação sanguínea do observador, reduzindo a temperatura do corpo. São cores associadas à calma, à harmonia, à paz, mas também, à tristeza e à melancolia.
O verde é considerado uma cor fria, porém muitos estudiosos o consideram como uma cor de transição entre as cores quentes e frias.Por ocupar essa posição de transição, o verde é tido como uma cor de harmonia e equilíbrio.Exige menos esforço dos músculos para a sua focalização e por essa razão, é mais relaxante, diminui a ansiedade, refresca e restaura.
Causa a impressão de que o tempo passa mais lentamente.Acalma, seda, faz diminuir a pressão sanguínea. Ambientes com essa cor dão a sensação de maior profundidade.
É a mais correlacionada ao misticismo. Mistura entre vermelho (carne, matéria) e azul (céu, espírito).

O BRANCO
É a luz total, o somatório de todas as cores. Promove aproximação, sugere libertação, pureza, higiene e ausência de perigo.

O PRETO
Relacionada à testosterona, representa agressividade, distanciamento, autoridade e disciplina.As cores que tendem para o preto, como azul-marinho, marrom-escuro e, em especial, o cinza, geram uma grande tendência à depressão.Um ambiente muito escuro passa a impressão de que é menor em volume.

Cores Complementares
São as cores diametralmente opostas dentro do círculo cromático. Quando uma cor é colocada lado a lado com sua cor complementar, elas se intensificam pelo contraste simultâneo.Quando desejamos chamar muita atenção para um objeto ou lugar, é só aplicarmos cores complementares, afinal, os opostos se completam e quando juntos criam um efeito visual fantástico. As cores intermediarias ou complementares fazem o contraste entre as quentes e as frias. Da mesma maneira entre cores quentes, algumas são mais frias que outras. Amarelo e laranja parecem mais frias que o vermelho brilhante.
8ª Série - EJA - Duque de Caxias
www.fazfacil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...