quarta-feira, 4 de novembro de 2009

REFORMATÓRIOS PARA MENORES

"No início do século XX, todo menor infrator que demonstrasse discernimento era punível como se fosse um adulto. Com o advento da teoria humanitária, ou correcional, esses menores passaram a ser internados em prisões especiais, denominadas reformatórios (lei francesa de 1850). Pretendia-se com isso transformar a prisão-punição em prisão-educação, mas esses estabelecimentos "especiais" constituíam verdadeiras prisões.
No Brasil, após a abolição da escravatura, em 1888, houve um grande crescimento do número de abandonados e infratores. Em 1894, o jurista Cândido Mota propôs a criação de uma instituição específica para crianças e adolescentes que, até então, ficavam em prisões comuns.
No Brasil, como na França, a prisão-educação não passou da teoria para a prática. Em geral os estabelecimentos que abrigam menores infratores pouco se diferenciam dos presídios comuns."
Aulas de redação.Ed. Ática.2006.pág. 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...