sexta-feira, 23 de abril de 2010

BRASIL EM REGIÕES

A divisão do Brasil em regiões, de acordo com características específicas, foi estabelecida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 1970 e de lá para cá sofreu apenas uma modificação, em 1988, quando o Estado do Tocantins foi desmembrado do Estado de Goiás e passou a integrar a região norte.

Ao todo, o Brasil tem 26 Estados que estão divididos em cinco regiões conforme a seguir:

* Região Sul: a menor região do país é composta por apenas três Estados – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

* Região Norte: com sete Estados, a região norte abriga a menor densidade populacional do Brasil embora tenha a maior extensão territorial; são 3.853.327 quilômetros quadrados compostos pelos Estados do Amazonas, Acre, Roraima, Tocantins, Pará, Rondônia e Amapá.

* Região Sudeste: é a região mais importante economicamente, pois engloba a maior parte da população do país e também a maior parte das indústrias. É formada pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

* Região Nordeste: é a região que contém o maior número de Estados, nove ao todo. Só perde em população para a região sudeste e conta com os Estados de Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Paraíba.]

Região Centro-Oeste: a segunda em extensão territorial, a região centro-oeste, abriga os Estados de Goiás, onde fica o Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.


PRINCIPAIS CIDADES



Brasília: É a capital do Brasil, localizada na Região Centro-Oeste, Brasília possui extensão territorial de 5.802 Km2. E população de 2.606.885* habitantes.

São Paulo: Capital do Estado de São Paulo, sua extensão territorial é de 1.523 Km2. A população é composta por 11.037.593* habitantes, está entre as cidades mais populosas do mundo.

Rio de Janeiro: É a capital do Estado do Rio de Janeiro, possui 1.182 Km2. A população é composta por 6.186.710* habitantes. Possui um importante acervo histórico e arquitetônico, além de suas belezas naturais que atraem vários turistas.

Salvador: Capital da Bahia, sua extensão territorial é de 707 Km2. A população é composta por 2.998.056* habitantes. Foi a primeira capital do Brasil, possui belas construções do período colonial.

Belo Horizonte: Capital do Estado de Minas Gerais, sua extensão territorial é de 331 Km2. A população é composta por 2.452.617* habitantes.

Fortaleza: Capital do Estado do Ceará, sua extensão territorial é de 313 Km2. A população é composta por 2.505.552* habitantes. Apresenta 90 km de praias, fato que atrai turistas do mundo todo.

Curitiba: Capital do Estado do Paraná, sua extensão territorial é de 435 Km2. A população é composta por 1.851.215* habitantes. Apresenta um dos melhores padrões de qualidade de vida entre todas as capitais do Brasil.

Manaus: Capital do Estado do Amazonas, sua extensão territorial é de 11.401 Km2. A população é composta por 1.738.641* habitantes. Apresenta marcos arquitetônicos do período áureo da borracha.

Recife: Capital do Estado do Pernambuco, sua extensão territorial é de 217 Km2. A população é composta por 1.561.659* habitantes. Possui belas praias, e arquitetura holandesa.

Porto Alegre: Capital do Estado do Rio Grande do Sul, sua extensão territorial é de 497 Km2. A população é composta por 1.436.123* habitantes. É uma das cidades mais arborizadas do país.

*A população de cada cidade segue dados da contagem realizada em 2009 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola



Para Cleudiane (Duque de Caxias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...