1. Faça a transformação das locuções adjetivas em um adjetivo equivalente:
a) período da noite -
b) águas do rio -
c) peixe sem sal -
d) barra de chumbo -
e) portão de vidro -
f) tônico de cabelo -
g) peça de metal -
h) região de florestas -
i) água da chuva -
j) sabor do mar -
2. Escreva o lugar a que pertence cada uma das nacionalidades:
a) israelense -
b) norueguês -
c) sueco -
d) dinamarquês -
e) alemão -
f) português -
g) espanhol -
h) peruano -
i) libanês -
j) britânico -
3. Identifique, nas frases abaixo, se a palavra em destaque é um substantivo ou adjetivo:
a) A moça cega vendia flores na esquina.
b) O cego vinha acompanhado de seu filho.
c) O trabalhador brasileiro é esforçado.
d) Marta é uma moça trabalhadora.
e) O moço pediu-me uma informação.
f) O avarento não quis dar esmola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA
Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o 1º Ano 'B'. A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...
-
Ieda Dias Rede traiçoeira na linda roseira aranha deixou. Joaninha faceira ligeira, brejeira na rede pousou. Teimoso girassol olhando sempre...
-
AS LUAS DE LUÍSA (1ª parte) Diléia Frate A terra tem uma lua, Saturno tem vinte, mas Luísa, temperamental, imprevisível, criativa, brincalh...
-
O estatuto de igualdade do Seu Sapo O Seu Sapo era um amigo do saber. Vivia a pensar. Deixou de trabalhar só para ficar pensando. Seus amigo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário