segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PLANO DE CURSO

1. Objetivo

A disciplina de Língua Portuguesa tem por objetivo capacitar o aluno como sujeito crítico e criativo no ambiente escolar e social, valorizando a linguagem oral e escrita, desenvolvendo a gramática normativa, reconhecendo as diversas variantes lingüísticas, praticando a leitura, interpretação e produção de texto de forma diversificada, mantendo a interdisciplinaridade no ambiente escolar através dos temas transversais.

2. Conteúdo
• Variedades lingüísticas
Língua e linguagem
Formas de comunicação
Linguagem formal e informal
Variedade regional
Adequação lingüística

• Produção e Reprodução de Textos
Fábulas, Mitos e Lendas
Discurso direto e indireto
Textos epistolares
Formas poéticas
Textos jornalísticos

• Substantivos
Conceito e classificação
Flexões

Adjetivos
Conceito e classificação
Flexões

• Pronomes
Pessoais
Possessivos
Demonstrativos
Interrogativos
Indefinidos

• Artigo e Numeral

• Verbo
Conceituação de Tempos, Modos e Conjugações verbais

• Tonicidade e Acentuação

• Homofonia

Hiperônimos
Hipônimos
Sinônimos
Antônimos
Homófonos
Homógrafos
Parônimos

3. Recursos
• TV Escola
Slides
• Internet

4. Técnicas Metodológicas
• Aulas expositivas
• Exercícios orais e escritos
Atividades em classe e extra-classe
• Trabalho de pesquisa individual e em grupo
• Dinâmicas
• Exposição de atividades executadas em sala

5. Verificação de Aprendizagem
• A verificação será feita diariamente com a participação dos alunos através dos exercícios orais e escritos desenvolvidos em sala de aula ou em casa.
• As atividades de leitura, interpretação e produção de textos, serão feitas durante todo o ano letivo, sendo também avaliados.
• Trabalhos individuais e em grupo.
• Verificação de aprendizagem escrita no decorrer dos bimestres.

6. Bibliografia
BORGATTO, Ana. Tudo é linguagem, Vol. I. Ática. 2006.
GRANATIC, Branca. Linguagem em sintonia. Vol. I. Scipione. 2006.
• SÉRIE QUERO LER. Varal de Poesia. Ática. 2004.
• SÉRIE SABER MAIS. Descobrindo a Literatura. Ática. 2006.


Claudilene & Gelsiany

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...