O Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra
através de seu departamento de História, coordenado pelos professores Francisco Américo Martins Moraes, Jairo Soares e Doralice Conceição, ensejou
aos estudantes do Ensino Médio noturno a interação da comunidade escolar
envolvendo ações conjuntas entre todos os docentes e discentes uma prática
pedagógica de alta relevância humana e social com abrangência teórica e
promoção da formação de sujeitos pesquisadores/investigadores, críticos e
comprometidos com o presente e o futuro de uma sociedade sustentável.
Tal prática, com efeito, foi
iniciada com a divulgação do projeto de pesquisa acerca de vestimentas ou
trajes históricos como fator de distinção social ao longo do tempo, de acordo
com que cada classe social pertencia de determinadas civilizações desde a era
antiga, incluindo sociedades modernas e contemporâneas europeias, asiáticas e
americanas incursas em eventos de suma importância e influência para a história
humana até os dias atuais, que seriam confeccionadas
com materiais essencialmente recicláveis.
Empreendido, portanto,
todos os detalhes, os docentes das demais áreas foram orientados pelo
departamento de história, a instigar e a direcionar os estudantes para a
pesquisa e para a aplicação prática do conhecimento adquirido, no evento em
questão, para a confecção dos trajes históricos pelo tempo estimado de pouco
mais de um mês e meio em ações e atividades coletivas interdisciplinares a fim
de favorecer a melhoria do processo de ensino e aprendizagem como principal
meta fruto da aplicabilidade e orientação objetivada pelo PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO
MÉDIO; cuja meta fora alcançada de forma surpreendente por parte de todo
o corpo docente, bem como, e, principalmente, dos estudantes que, de uma forma
ou de outra, compreenderam a importância da autonomia científica e da
construção de uma sociedade sustentável.
Por Francisco Américo Martins Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário