domingo, 12 de março de 2017

EUTANÁSIA



No livro "A Última Música" (The Last Song) de Nicholas Sparks, Steve Miller se dedica a utilizar seus últimos dias de vida em casa, longe dos medicamentos e atendimento hospitalar. Ele encontra-se em estado terminal de câncer de estômago e optou pela ortotanásia — método em que se interrompe qualquer processo que utilize meios com o objetivo de prolongar a vida de um paciente enfermo.
                                            
Já fora da ficção, essa é uma realidade da nossa sociedade, sendo tão antiga quanto a própria humanidade. Sabe-se que na Índia Antiga era comum e socialmente aceito atirar publicamente no Rio Gates idosos e pacientes terminais e incuráveis, após obstruir a cavidade nasal e bucal com barro sagrado.
                                                                                                    
Contudo, nos dias atuais a escolha pela eutanásia gera grande repercussão, pois liga-se não apenas à morte, mas à questões de âmbito religioso e até mesmo sobre a dignidade humana. Os argumentos a favor da eutanásia são direcionados principalmente aos direitos do paciente decidir sobre a própria morte e sobre a dignidade de falecer sem maiores sofrimentos físicos e psicológicos.

Por outro lado, os argumentos contra são ligados à questões religiosas, onde em suas doutrinas interromper uma vida seria um pecado, pois ela foi entregue por "Deus" e apenas Ele pode as tirar. Em alguns países a eutanásia não é considerada crime, sendo estes países laicos.

Já no Brasil, eutanásia é considerado crime de homicídio doloso, e a única lei que possuímos é a Lei Estadual do estado de São Paulo, 10.241 de 1999, Mário Covas, que dá o direito aos pacientes decidirem se querem ou não interromper o tratamento hospitalar, porém não há previsão de aprovação de uma lei que torne a eutanásia aceita. Como disse Roberto Baptista Dias da Silva, advogado especialista em biodireito: "O direito à vida já existe, mas e o direito à morte?"
 THAINE RICCI 
3º ANO D - 2017
Proposta Dissertativa - 1º Bim
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...