quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A COMUNICAÇÃO DO SOM

(cont.)
Existem obras, entretanto, que, ao serem idealizadas, já contam com um tempo de existência predeterminado, pois o artista assim o deseja. A utilização de materiais perecíveis também determina o tempo que a obra terá de vida.
Podemos citar como exemplos esculturas de gelo e na areia, dentre outras.
As apresentações cênicas e musicais vivem também a brevidade do tempo, pois são obras indiscutivelmente de curta duração, diferentemente da pintura, da escultura, de uma fotografia ou gravura que possuem o suporte sólido - o papel, o mármore, o bronze ou a pedra.
A música paira no ar e mostra que é uma combinação na qual os diferentes sons se manifestam e se extinguem de acordo com uma de suas propriedades - a duração. Assim, sejam eles naturais sejam eles culturais, pode acontecer que no momento que nosso ouvido percebe, pronto, terminou.
Chamamos os sons produzidos pela natureza de sons naturais, e os sons produzidos por objetos construídos ou não pelas pessoas de sons culturais.
A música se completa com seu intérpretes - maestros, instrumentos e cantores - além, é claro, do público que ouve e aprecia, gosta ou não gosta, de acordo com as capacidades que só o ser humano possui - sentir, pensar, imaginar, emocionar-se diante das várias linguagens artísticas.
A LINGUAGEM MUSICAL
A música pode ser vocal ou instrumental. Pelos nomes você já percebeu que a vocal é executada com a voz e a instrumental com instrumento. Nos dois casos podemos ouvir uma única pessoa ou um grupo grande.
No caso de uma música vocal, quando só uma pessoa ou um pequeno conjunto se apresenta, quase sempre é com acompanhamento de um ou mais instrumentos. Quando um grupo grande de cantores - um coral - se apresenta, pode ou não haver acompanhamento instrumental. Já um instrumentista, tocando sozinho, num pequeno conjunto ou num grupo grande de músicos, não precisa necessariamente de elementos vocais.
QUEM CANTA, SEUS MALES ESPANTA
Por meio das linguagens da arte podemos nos comunicar com as pessoas, e muito do que sabemos sobre o pensamento e o sentimento de toda humanidade são conhecimentos que obtivemos por meio de produções artísticas. Dentre as formas pelas quais os produtos desses registros olharam e interpretaram o mundo, está a música.
A música relata conhecimentos, como fatos históricos, problemas sociais ou aspectos da vida de determinadas sociedades. Além disso, por meio dela, os seres humanos se comunicam entre si e a utilizam na sua vida cotidiana para expressar sentimentos e vontades, assim como protestos e insatisfações.
A música que acompanha o ser humano desde as mais antigas civilizações, atualmente está presente nos mais diferentes locais - ônibus, lojas, cinema, bares, restaurantes, praças, parques, etc. Diferentes meios são utilizados para que a música chegue até nós - rádio, televisão, shows, concertos, aparelhos de som, dentre outros recursos. Quanto mais as escutamos, mais podemos compreender seu gênero, ritmo, melodia e letra. É muito importante que, além de ouvir, você procure saber mais sobre o que está ouvindo: qual é o seu compositor, em que época foi composta, ideias e sentimentos presentes na letra, instrumentos que acompanham, quem é cantor, se é um conjunto e muitas outras informações.
6ª série - EJA - Duque de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...