quinta-feira, 6 de agosto de 2009

INTRODUÇÃO À LITERATURA

Literatura não é só um monte de antiguidades, também não são apenas aqueles livros que se estudam na escola. Ela é viva, dinâmica, que faz parte da vida da gente.
A linguagem serve para nos comunicarmos, e também para transmitir experiências, ideias e emoções do ser humano. É nesse último sentido que ela é utilizada pela literatura. Ela oferece muitas possibilidades para o escritor, entre muitas escolhas, ele pode escrever em prosa ou em verso.
A prosa é a forma mais comum de linguagem: as frases se seguem umas às outras, separadas por sinais de pontuação e divididas em parágrafos. Os romances e contos costumam ser escritos em prosa.
Os poemas, por outro lado, são escritos em verso. Chama-se “verso” a cada linha de um poema. Agrupam-se em “estrofes” e, dentro de cada estrofe, alguns versos costumam rimar entre si. Rimar significa que os sons ao final de cada verso se repetem de uma maneira fixa.
O soneto é um tipo de poema de forma rígida, pois, para compô-lo, poeta deve seguir, dentre outras prescrições, uma espécie de fórmula: dois quartetos (estrofes com quatro versos) e dois tercetos (estrofes com três versos).

VIDA E MORTE
J. Herculano Pires


Não procures no túmulo vazio
A alma querida que deixou a Terra.
A morte encerra a vida e a vida encerra
A morte – como eterno desafio.


Ninguém fica no túmulo sombrio
Onde somente o corpo é que se enterra.
A alma se eleva além da vida e erra
Em mares de bonança e de amavio. (encanto)


Buscas no céu, nos ares, no infinito,
Na quinta dimensão, no firmamento,
O ser querido que te deixas aflito.


Hás de encontrá-lo quando, num momento,
Rompendo as ilusões do teu conflito
Possas falar-lhe pelo pensamento.



6º ANO - Técnicas de redação - Carmela Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...