sábado, 5 de setembro de 2009

O DETETIVE MAIS FAMOSO DO MUNDO

O criador de Sherlock Holmes, um dos personagens mais famosos da história da literatura, terminou bem farto de sua criatura.
O personagem chegou a tornar-se mais famoso que o autor, e a maior parte da correspondência que Arthur Conan Doyle recebia não era dirigida a ele, mas sim a Sherlock Holmes, pedindo a ele que se ocupasse deste ou daquele caso.
O ódio do autor pelo personagem foi crescendo até que ele decidiu "matá-lo" em um de seus romances, fazendo-o cair de uma catarata. Mas a pressão dos leitores foi tão forte (e tão grande a quantia que a editora lhe ofereceu) que não houve remédio a não ser "ressuscitá-lo" em uma história posterior.
Sendo um personagem de ficção, Sherlock Holmes não existiu. Mas a casa onde o personagem teria vivido existe. Trata-se de uma casa do século XIX, em Londres, na rua Baker (ou Baker street), 221b, que foi transformada pelos fãs do detetive numa espécie de museu, onde o visitante se sente exatamente como se estivesse no lar de Holmes, conforme descrito nos livros de Conan Doyle.

Descobrindo a literatura. Ed. Ática.2006. pág. 112

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA AULA DE ARTE NA PRÁTICA

  Em 12 de maio iniciamos os trabalhos de confecção do baralho com o  1º Ano 'B'.  A segunda etapa será a escolha dos verbos no modo...